28 de junho de 2012

LEITURAS # 40

"de Viagem", de MARTA DUTRA


Marta Dutra (n. 1974, Açores), após a edição de “Vago”, livro de poesia em 2008,
publicou recentemente o seu segundo livro de poesia: “de Viagem”,
com prefácio de João de Melo:
« O amor, o tempo e a morte 8ou, se quisermos, eros, cronos e tanatos – as três categorias existências do paradigma humano) são, como se sabe, os temas e as motivações mais assíduas da nossa poesia dita existencialista. Sobre eles gravita todo um universo poético de abordagem ao mistério do verbo viver (…). Ei-los também nestes poemas de Marta Dutra (“De Viagem”, presumo eu que sobre a efemeridade de tudo o que está vivo mas para morrer).»

...Nas palavras da poetisa, a escrita é «como terapia», «uma respiração», « a vida como uma Viagem em que se vive, se morre e se renasce a cada dia.», «a vida como uma Viagem de silêncios e de sinais. escritos em cada gesto e em cada palavra numa esperança renovada. Para além do tempo. Para além de todos nós.».
...… um poema:
...
«eu disse-te que o silêncio era de pedra. e que das nossas mãos sairia um suspiro. mais profundo que o mar. mais profundo que a terra. no ar pairou uma calma que se apoderou de nós. tu e eu. no suspiro dos ventos. pó e sal. e um suspiro de nós.»
...
...
......Marta Dutra, 2012
...
martadutra7@gmail.com


...

2 comentários:

je suis...noir disse...

Parece ser uma excelente leitura!

ps: peço desculpa: ali em cima: um 8 em vez de (.

md disse...

Obrigada Maria Manuel. Eu vi os sublinhados, pelo que entendo o indizível ;-) Um grande beijinho. Marta